EVITE PREJUDICAR SEU NEGÓCIO COM ESTOQUE NEGATIVO OU EXCESSOS NO ARMAZÉM
Se sua empresa estoca demais e por muito tempo, seu negócio corre risco de sofrer redução do capital de giro, expiração do prazo de validade, danificação ou obsolescência do produto ao ficarem parados por meses ou até anos em armazém. Caso não tenha o produto no estoque para atender as demandas, sua reputação pode cair e sua taxa de insatisfação pode aumentar.
Exemplos na prática:
1. Você precisa comprar uma nova geladeira, pois a antiga quebrou e é imprescindível que tenha outra para substituir. Ao chegar em uma loja, é recebido pelo atendente lhe informando que o produto demoraria 3 semanas para chegar em sua residência pela falta de estoque. Você espera esse tempo ou vai no concorrente que possui pronta-entrega? A resposta é óbvia!
Por isso, é preciso estar a postos para satisfazer seu cliente de acordo com suas necessidades.
2. Seu cliente compra um produto, mas ao chegar percebe que está próximo do prazo de validade ou que já possui no mercado um novo modelo. Ficando insatisfeito, solicitará a troca do produto por um novo, causando prejuízo com um produto devolvido.
Como evitar tais situações:
- Tenha poder sobre seu lead time (tempo entre pedido da compra e entrega):
Tornar os prazos cada vez mais curtos é a chave para garantir a satisfação de seu cliente.
- Tenha acuracidade nos dados de inventário:
Investir num sistema ou software específico para contabilizar corretamente a quantidade de produtos em estoque é essencial.
- Saiba quanto comprar de estoque:
Calcule sua demanda anual de acordo com relatórios anteriores na hora de definir quanto irá solicitar de estoque ao seu fornecedor.
- Tenha estoque de segurança:
Com intuito de não correr riscos inesperados, calcule e compre uma certa quantidade de estoque reserva para garantir segurança ao seu negócio.